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5 dicas sobre Saúde Mental como ferramenta de melhoria para a gestão

Alcançar o equilíbrio entre saúde mental e trabalho é um grande desafio para empresas e líderes de equipe. Segundo pesquisas da Isma-BR (representante brasileira da International Stress Management Association), sintomas de ansiedade atingem nove entre dez integrantes do mercado de trabalho nacional, sendo que apenas 18% das empresas contam com programas específicos de saúde mental a disposição de seus colaboradores.

Nesse cenário as habilidades socioemocionais têm se mostrado de extrema importância para líderes de diferentes áreas. Entre as características necessárias estão lidar com o burnout, equilibrar carreira e vida pessoal e tratar de forma saudável as demandas diárias. Hoje listamos cinco princípios em saúde mental e como podem auxiliar a gestão.

5 dicas sobre saúde mental como ferramenta de melhoria para gestão


1 – Foco e visão estratégica

Manter o foco nas demandas e clareza sobre o caminho a ser percorrido para alcançar os objetivos e metas da equipe são características que podem destacar qualquer líder. Saber responder à pergunta “para onde estou indo?” é essencial, funcionando como uma verdadeira bússola no decorrer do trabalho.


2 – Equilíbrio entre metodologia e flexibilidade

Métodos e clareza são muito importantes para alcançar os objetivos da equipe. Mas enquanto um líder tradicional se prende a regras e padrões, o líder do futuro consegue enxergar que a vida profissional é feita de ciclos e que eles são mutáveis. Ser adaptativo é uma outra habilidade que destaca esse tipo de liderança.


3 – Empatia e equilíbrio emocional

Sabemos que para alguns, a empatia vem naturalmente, mas para outros é um exercício que exige esforço até se tornar algo mais internalizado. Tanto para a empatia, quanto para o equilíbrio emocional, a compreensão é essencial para entender a si mesmo e aos outros. Quem se entende e entende os outros consegue contornar melhor momentos de tensão, estresse e imprevistos – rotinas comuns no trabalho de líderes.


4 – Ser bom com pessoas

Um engano comum para os novos profissionais é quando acreditam que para ser um bom basta ter as melhores hard skills e formação conceituada. Claro, estes são pontos importantes mas – cada vez mais – os recrutadores e profissionais de RH procuram por pessoas que sejam boas com outras pessoas, que tenham facilidade no trato interpessoal. Com habilidades comunicativas que consigam engajar a equipe em direção à unidade e melhores resultados.

5 – Possuir uma comunicação assertiva

Quando um líder tem uma comunicação “direto ao ponto” isso facilita no momento de explicar tarefas, delegar funções, dar feedbacks – sem contar que torna a equipe mais propensa a comunicar abertamente dificuldades com prazos, demandas, expectativas e possíveis erros.

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