top of page

Vamos falar sobre o Plano de Saúde Empresarial

Atualizado: 11 de jul. de 2022

O Plano de Saúde Empresarial é um benefício oferecido aos colaboradores e seus familiares para que eles possam contar com assistência médica sempre que precisarem. Com a adesão, a empresa ganha em aumento de produtividade e, consequentemente, lucratividade.

Sabemos que a escolha não é uma tarefa fácil, afinal existem muitas opções e você precisa encontrar o plano com melhor custo-benefício que atenda as necessidades dos colaboradores, mas sem prejudicar o financeiro da empresa.

Seu funcionamento é simples: a operadora do plano de saúde disponibiliza uma rede de serviços (profissionais, clínicas, laboratórios, hospitais) e cobra uma mensalidade para utilização.

O benefício pode também incluir familiares dos funcionários, trabalhadores temporários e até mesmo colaboradores aposentados e é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Por ser um serviço que acolhe vários clientes ao mesmo tempo, o plano de saúde empresarial pode apresentar alguns benefícios para as empresas e funcionários, como um preço menor na mensalidade, descontos em medicamentos e maior cobertura.


Primeiros pontos a serem analisados

É fundamental conhecer o perfil dos colaboradores para entender quais são as suas necessidades e conseguir decidir as características do produto.

As principais informações que precisam ser analisadas são:

  1. Número de colaboradores em cada faixa etária, pois quanto maior é a idade do funcionário, mais alto é o preço da mensalidade do plano para ele.

  2. Gênero dos funcionários, pois existem serviços médicos que são específicos para homens e mulheres.

  3. Estado civil, número de filhos e a idade deles, lembrando que o plano de saúde também pode acolher cônjuges e familiares.

  4. Número de funcionários com doenças crônicas — faça um levantamento do percentual de colaboradores com doenças crônicas para verificar se o plano tem suporte para as enfermidades mais comuns, como bronquite, diabetes e hipertensão.

  5. Tipos de abrangência: Os planos podem ter a abrangência Nacional ou Regional. É importante saber que a área de cobertura impacta diretamente o valor do plano.

O que a empresa deve levar em consideração na hora de escolher?

São diversas as condições e alternativas que podem ser oferecidas na contratação de um plano de saúde empresarial. É importante a análise desse fatores para se efetuar a melhor escolha.

Cobertura do plano

A cobertura do plano de saúde empresarial é um fator muito importante. Afinal, é ela quem define quais procedimentos estão disponíveis para os beneficiários. Abaixo as alternativas e o que elas oferecem:

Ambulatorial: consultas médicas em clínicas ou consultórios, exames e tratamentos ambulatoriais.

Hospitalar sem obstetrícia: serviços hospitalares como atendimento ao pronto-socorro ou internações, sem garantir assistência ao parto.

Hospitalar com obstetrícia: serviços hospitalares como atendimento ao pronto-socorro ou internações, com garantia de assistência ao parto e durante 30 dias após o parto.

Odontológico: prestação de serviços exclusiva para atendimentos odontológicos.

Tipo de acomodação

As redes credenciadas oferecem dois principais tipos de acomodação:

Enfermaria

É quando o quarto é dividido com outros pacientes, geralmente duas ou três pessoas. Para evitar constrangimentos, os horários de visitas e as regras de permanência do acompanhante são menos flexíveis. Essa é, geralmente, a alternativa mais barata.

Apartamento

Apesar do nome, o apartamento é um quarto semelhante ao da enfermaria. A principal diferença é que não é preciso dividir a acomodação com outros pacientes, o paciente tem acesso a um banheiro de uso exclusivo e as regras para acompanhantes são mais brandas.

Reembolso no plano de saúde empresarial

O plano de saúde empresarial pode ser contratado com ou sem opção de reembolso. Em planos com reembolso, o beneficiário pode escolher o prestador de serviço que preferir para realizar os serviços cobertos pelo plano, mesmo que ele não seja da rede credenciada.

Nesse caso, o pagamento é feito pelo colaborador e a operadora do plano de saúde realiza o reembolso do valor em no máximo 30 dias.

Sinistralidade

A sinistralidade está relacionada aos gastos que a operadora teve para atender uma determinada população. Para calcular a taxa de sinistralidade, que ajuda a definir o reajuste do plano de saúde, a empresa compara o sinistro (custos com os beneficiários) e o prêmio (receita recebida por aquele contrato).

Portanto, a sinistralidade está diretamente relacionada com o custo do plano de saúde empresarial.

Para evitar que o plano pese no orçamento é importante conscientizar os funcionários sobre o bom uso da rede credenciada e investir em um ambiente de trabalho saudável.

Reajuste do plano de saúde empresarial

A ANS autoriza as operadoras a realizarem reajustes nos planos de saúde e estabelece uma série de regras para que esse processo seja justo.

O reajuste mais comum no plano de saúde é o anual, que acontece quando o contrato completa 12 meses. Nos planos corporativos, ele varia de acordo com o número de vidas da empresa:

  1. Empresas com até 29 vidas: essas organizações são reunidas em um único grupo, que é chamado de pool, e a agência determina uma taxa única de reajuste, que é calculada com base na sinistralidade do grupo;

  2. Empresas com 30 vidas ou mais: os contratos são reajustados de acordo com as definições estabelecidas em contrato.

Além do reajuste anual, as operadoras também podem realizar o reajuste por faixa etária, que varia de acordo com a idade do beneficiário, e por sinistralidade.

Carência do plano de saúde empresarial

No caso é a ANS que determina o tempo máximo de espera, mas cada operadora de plano é livre para definir a sua carência, desde que respeite o que foi estabelecido pela legislação. Portanto, esse é mais um ponto que precisa ser avaliado durante o processo de contratação de um plano de saúde para a sua empresa.

Conclusão

Aqui reunimos as principais dúvidas das empresas sobre a contratação de Planos Empresariais, mas este assunto é mais abrangente e poderemos tratar com mais detalhe em posts futuros!

 
 
 

2 comentários


Clientes Healthcare
Clientes Healthcare
16 de set. de 2021

Muito Legal!!!

Curtir

Paulo Renault
Paulo Renault
16 de set. de 2021

teste

Curtir

Healthcare Corretora de Seguros, Gestão de Benefícios e Planos de Saúde Empresariais

bottom of page